Alunos concluem o curso de Eletricista Predial no SENAI, em São Leopoldo
Numa ação conjunta do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM Vales) e do Centro de Formação Profissional SENAI - Plínio Gilberto Kröeff, com apoio da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, ocorreu a formatura do curso gratuito de Eletricista Predial, no dia 20 de outubro.
Numa ação conjunta do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM Vales) e do Centro de Formação Profissional SENAI - Plínio Gilberto Kröeff, com apoio da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, ocorreu a formatura do curso gratuito de Eletricista Predial, no dia 20 de outubro.
A solenidade reuniu 18 alunos, na sede do Centro de Formação Profissional SENAI - Plínio Gilberto Kröeff, em São Leopoldo. O evento iniciou com uma palestra da pedagoga empresarial, Sheron Dalcin, consultora e mentora em Recursos Humanos, que abordou sobre desenvolvimento pessoal e plano de carreira. Sheron destacou que “devemos estar focados no processo pessoal, no propósito de vida e de carreira”. Citou três aprendizados pessoais que considera relevantes. O primeiro é o poder da autorresponsabilidade, ou seja, cada um deve assumir as suas escolhas e as respectivas consequências.
O segundo aprendizado refere-se ao desenvolvimento da espiritualidade. “Acredite em algo, num ser superior. A fé é um salto no escuro para os braços de Deus”, afirma. E o terceiro é o próprio aprendizado. “Se mantenham no aprendizado contínuo e sejam a melhor versão de vocês mesmos”.
SOLENIDADE - O SINDUSCOM Vales esteve representado pelo ex-presidente, engenheiro Roberto Potrick. A Prefeitura Municipal contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (SEDETTEC), Juliano Maciel; e da secretária Adjunta, Carolina Cerveira; e o SENAI com o coordenador Técnico, Sandro Lima Bernieri; e Katiéle Vargas, Assistente Técnico II.
Segundo o secretário Juliano, o evento destaca as importantes parcerias, que estão contribuindo para que mais pessoas possam ser inseridas formalmente no trabalho. “O SENAI é a porta de entrada para a indústria. Desejamos que as lições aprendidas repiquem no mercado formal”, afirma.
Para o ex-presidente do SINDUSCOM Vales e atual integrante da diretoria, a mensagem é de otimismo, pois o programa é uma excelente oportunidade para o aprimoramento e qualificação de mão de obra. A entidade é parceira, ao lado do Sistema FIERGS, em direção à qualificação e inserção no mercado formal. Sejam bem-vindos, afirma Potrick.
Esta é a quarta turma que se forma e o índice de absorção no mercado é de quase 100%. “É uma oportunidade de ouro para que possam ingressar no mercado e fomentar a economia local”, destaca coordenador Técnico, Sandro. Esta etapa concluída é resultado do esforço dos parceiros envolvidos, que somaram junto ao Sistema FIERGS, em prol da qualificação e do emprego.
Conforme Carolina Cerveira, a formação deve ser permanente, “por essa razão, estamos à disposição para orientar e sugerir a continuidade da formação profissional. Desejamos manter o elo, formando uma forte rede de apoio, visando bons resultados”.
O curso foi ministrado pelo professor Emerson Luís da Silva, que destacou o nível de amadurecimento do grupo, mesmo com diferentes formações individuais. “Sou instrutor há 11 anos e levarei comigo uma experiência muito positivo do convívio e do aprendizado vivido juntamente com vocês, desejando que tenham sempre presente três pilares: fé, ética e dedicação”.
Para o orador da turma, Luiz Dorneles, a oportunidade é de grande valor, em busca do aprendizado profissional e pessoal. “Agradeço muito ao instrutor Emerson, pelo conhecimento adquirido, e aos colegas, pelas relações que construímos”.
SAIBA MAIS - O curso Eletricista Predial integra o Programa de Qualificação Profissional para a Indústria Gaúcha - SENAI-RS e Sindicatos da Indústria. As aulas tiveram início em agosto, totalizando uma carga horária de 160 horas/ aula, a partir do programa lançado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RS).
Entre os benefícios, além da qualificação profissional, os alunos recebem Vale Transporte (para moradores de São Leopoldo), e cesta básica (conforme critérios). O SINDUSCOM Vales é uma das entidades apoiadoras dessa iniciativa de grande valia para as empresas da região.
A intenção do programa é elevar a competitividade das indústrias estabelecidas no Rio Grande do Sul, oportunizando novas possibilidades igualmente para quem busca ingressar no mercado de trabalho.
Mais informações sobre as próximas iniciativas poderão ser obtidas pelo fone (51) 3590-7740 ou através do e-mail adm@sinduscom.org.br.
Neusa Medeiros
Jornalista | Reg. Profissional nº 5.062
Assessoria de Imprensa do SINDUSCOM Vales
Edição 3 Comunicação Empresarial