WhatsApp

Blog

Veja nossas postagens

Encontro dos Associados do SINDUSCOM Vales, com o economista-chefe da FIERGS e parceria da Caurio Móveis

Aproximadamente 50 pessoas prestigiaram o Encontro dos Associados do SINDUSCOM Vales, quinta-feira, dia 29 de setembro, no Centro das Indústrias, em São Leopoldo. Nesta edição, a empresa Caurio Móveis, do segmento de móveis sob medida, com sede no município, foi parceira da iniciativa.

Cenário econômico e perspectivas: o novo ciclo num mundo reconfigurado foi o tema da palestra a cargo do economista-chefe do Sistema FIERGS, André Nunes de Nunes. Mestre e Doutor em Economia Aplicada, André também atua como coordenador do Comitê de Investimentos da INDUSPREVI. Em 2015, ficou em 1º Lugar no Prêmio Ministério da Fazenda de Economia, na área de Macroeconomia e Finanças; e, em 2020, foi escolhido Economista do Ano, pelo CORECON-RS.

Na ocasião, o economista apresentou os principais indicadores da economia internacional e brasileira: crescimento do PIB, índices de preços e taxa de câmbio. A palestra também pontuou os possíveis desdobramentos do cenário eleitoral, para a economia em 2023.

Segundo André Nunes, o crescimento mundial deve desacelerar após o pico da pandemia, dos estímulos e do crescimento, pois a economia mundial se encaminha para um ciclo de ajuste das políticas macroeconômicas. O Brasil sofreu os impactos da crise do COVID-19 quando buscava a recuperação da crise de 2015 e 2016, a mais intensa da história em termos de crescimento, avalia o economista. Dentre os países emergentes, o Brasil começa a aparecer em posição de destaque por conta da sua democracia sólida, estabilidade geopolítica, grande oferta de matérias-primas e indústria diversificada.

“Podemos estar ingressando num momento de diversificação global da produção e aumento de preços de produtos básicos. O Brasil tem uma grande oportunidade, mas para isso precisamos avançar na agenda de reformas”, cita André. No curto prazo, o Brasil já está adiante no ciclo de aperto monetário na comparação com os demais países. “Os principais problemas enfrentados, no 2º trimestre de 2022, são a falta ou o alto custo da matéria-prima e a falta ou alto custo de trabalhador qualificado”.

Com relação as eleições, em qualquer cenário, as contas públicas voltam como principal fator de risco no início de 2023. “Em que pese todos os desafios que a economia brasileira tem pela frente, para retomar o crescimento, a boa notícia é que os principais problemas são os mesmos: carga tributária elevada e complexa, baixa eficiência do gasto público, falta de mão de obra qualificada, elevado custo para empreender, etc.” registra o economista.

ENTIDADE - O presidente, engenheiro Rodrigo Weissheimer, após saudar os presentes, apresentou as diretrizes do SINDUSCOM Vales e destacou os avanços que têm sido obtidos, nos últimos meses. “Em 2022, tivemos um aumento de 15% no número de associados”. Entre as principais ações, realizadas neste ano, estão o Programa de Cursos Gratuitos para Desempregados, desenvolvido em parceria com o SENAI. São eles: Mestre de Obras (SENAI Lindolfo Collor - SL); Eletricista Predial (SENAI Plínio Gilberto Kroeff - SL); Pedreiro de alvenaria e Carpinteiro de Obras, ambos com o SENAI NH. Também ocorreu, em agosto, na FIERGS, em Porto Alegre, o 8º Seminário de Inovação e Tecnologia da Construção (ITCon); e o Programa de Apoio a Projetos Sindicais, contemplado pela FIERGS e realizado em parceria com SINDUSCON NH.

Rodrigo igualmente apresentou as novas parcerias realizadas, neste ano, oferecidas às empresas associadas, bem como as inovações implementadas na área da Comunicação. A empresa de Marketing Digital – KZBRE foi contratada para essa finalidade e está somando ao trabalho, que já vem sendo realizado, pela Assessoria de Imprensa da entidade, através da Edição 3 Comunicação Empresarial. Entre as ações, a criação da nova identidade do SINDUSCOM Vales, com o objetivo de informar aos associados e filiados sobre qual é a função do Sindicato, representatividade, vantagens e benefícios de ser um associado; além de estar mais presente nas redes sociais; bem como o lançamento do folder da entidade.

O diretor Comercial Caurio Móveis, Everton Brodt, fez uma breve apresentação dos serviços, que a empresa oferece há mais de 20 anos, na produção de móveis de alta qualidade, design e inovação, contando igualmente com a parceria de escritórios de Arquitetura e Engenharia.

O evento, seguido de um jantar de confraternização, contou também as seguintes presenças: ex-presidentes do SINDUSCOM Vales, engenheiros José Weissheimer e Roberto Potrick; sócio-diretor da Caurio Móveis, Davi Leirias Caurio; diretor Comercial, da Caurio Móveis, Everton Brodt; gerente Regional da Caixa Econômica Federal, Jairo Manfro; superintendente de Urbanismo da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, arquiteto João Henrique Dias; arquiteta da secretaria da Mobilidade Urbana, Fátima Ramos; presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Sinos (AEA), engenheiro José Garcias; e engenheiro Roberto Curra, diretor da empresa Curra Engenharia, de Porto Alegre.

 

   

Receba novidades