Formatura dos Mestres de Obras

Mais uma edição do curso Mestre de Obras teve as suas atividades concluídas nesta terça-feira, dia 30 de agosto, reunindo 13 formandos, na sede do Centro de Formação Profissional SENAI Edmundo Antônio Bins, em São Leopoldo.

O curso teve início no dia 11 de abril, numa iniciativa do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM Vales), em parceria com o SENAI.

O Pesquisador Chefe, Jordan Gheller, representando a direção do respectivo SENAI, registrou a importância da atividade conjunta, que tem oportunizado colocações e a reciclagem de conhecimentos, para quem já atua na construção civil. “Todos vocês passaram pelo desenvolvimento de diversas habilidades para chegar até aqui. Hoje encerram um ciclo para iniciar outro, preparados para os desafios do mercado”, afirma Jordan.

Segundo a integrante da equipe administrativa do SINDUSCOM Vales, Emily Russel, o sindicato acredita na qualificação permanente e deseja que este curso alcance muitas oportunidades para os formandos. “Fico feliz ao ver, também, duas mulheres concluindo essa etapa e buscando novos espaços profissionais. Sucesso a todos”.

O instrutor e ministrante das aulas, Carlos Guilherme Hegele, ressaltou o mérito de quem tem persistência e mesmo diante de tantos desafios, chegou até o dia da formatura. “O conhecimento está nas mãos de cada um de vocês e o que será feito com tudo que aprenderam também. Procurem multiplicar com sabedoria”.

Entre os formandos, mãe e filha. Adriana Moraes Fernandes Pereira, 47 anos, trabalha na Engenhosul, em Porto Alegre, há 14 anos, e está atuando em diversas obras. Toda a família está inserida na construção civil, desde o avô, pai, marido e os três filhos. “Gosto muito desta área e o curso contribuiu para ampliar os meus conhecimentos, tanto teóricos, quanto práticos. Recomendo aos interessados, pois as aulas trazem informações importantes para quem deseja seguir na carreira”, afirmou Adriana. Para a filha Natacha Fernandes, 25 anos, que atua há sete anos na mesma empresa que a mãe, “é um misto de orgulho e satisfação pela etapa concluída, com tantos conteúdos aprendidos”.

Para o formando mais experiente do grupo, João Borges da Silva, 63 anos, o curso foi além das expectativas, bem elaborado, com orientações precisas do professor, sempre atento em repassar as informações. “Além disso, a turma foi muito unida e parceira. Recomendo o curso pela diversificação de conteúdos e pela infraestrutura oferecida para todos os participantes”.

O paraninfo, engenheiro Alexandre Ribu de Freitas, da Engenhosul Obras, falou que “a magia da construção acontece com todos que estão envolvidos com a materialização da obra. O planejamento, através do Mestre de Obras, é fundamental para a conclusão do trabalho. Afinal, o sucesso é uma questão de força de vontade”. E aconselhou: “sigam buscando o conhecimento, ampliando as informações em diferentes áreas, pois ele traz sabedoria e inspiração para novos desafios”.

O formando Tiago de Lima, orador da turma, recapitulou os longos dias de trabalho e de formação, destacando que tudo valeu a pena, pois além do conhecimento teve muito companheirismo entre os participantes”. Também agradeceu ao SINDUSCOM Vales e ao SENAI pela oportunidade de terem vivido essa experiência.

FORMAÇÃO - O respectivo curso é gratuito e ocorreu no período de abril a agosto, no horário das 19h às 21h40min, no Centro de Formação Profissional SENAI Edmundo Antônio Bins, em São Leopoldo. A atividade, totalizando 260 horas/aula, é uma oportunidade para os interessados, no segmento da construção civil, obterem mais qualificação técnica e conhecimento sobre a área, acompanhando as tendências e novidades do setor.

O curso Mestre de Obras objetiva preparar os interessados para participar do planejamento e acompanhar o desenvolvimento das fases da obra; planejar, constituir e monitorar os grupos de trabalho; atuar no acompanhamento dos cronogramas de execução da obra; além de planejar previsões e provisões de materiais; supervisionar a operação e manutenção de instrumentos, ferramentas e máquinas; bem como gerenciar as atividades com qualidade e produtividade, mantendo atualizados os registros da execução da obra.

A programação incluiu Habilidades básicas, Administração de recursos humanos, Administração do trabalho, Desenho técnico, Topografia, Leitura e interpretação de projetos, Materiais de construção, Planejamento de obra e orçamento, bem como Técnicas de execução, além de vistas técnicas em obras da região e palestras com a presença de fornecedores de materiais de construção.

Estiveram também presentes, a coordenadora Pedagógica, Cíntia Haubert; familiares dos formandos e integrantes das equipes do SINDUSCOM Vales e SENAI.

Mais informações, sobre as futuras edições, poderão ser obtidas pelo fone (51) 3590-7740 ou através do e-mail relacionamento@sinduscom.org.br.

Jornalista - Reg. Profissional nº 5.062
Edição 3 - Comunicação Empresarial Ltda.