Presidente do SINDUSCOM Vales aborda sobre a escassez de alguns produtos

Um fato que tem sido observado, especialmente nestes tempos de pandemia, é a escassez de estoque de alguns produtos e o consequente aumento de preços de diferentes itens. Isso em vários segmentos. A construção tem sofrido com a alta dos seus insumos, conforme amplamente informado pela mídia.
Independente desta evidente alta, a construção se manteve ativa, mesmo no auge da pandemia provocada pelo novo coronavírus, contribuindo para a geração de emprego e também com a economia do País. No entanto, novos obstáculos apareceram para desafiar o setor. Trata-se da escassez de alguns insumos - principalmente aço, cimento, cobre e alumínio - que contribuem para manter a atividade nesta área.
A elevação dos preços do aço, que já chega a 100% em alguns casos, considerando abril do ano passado até agora, como analisou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, ‘poderá atrasar a retomada da economia já afetada drasticamente pela pandemia’. Em 2021, em pouco mais de um mês, o preço do aço de uma usina siderúrgica já teve um reajuste de 30%. A indústria de transformação também é afetada pela falta de insumos no mercado.
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que nos representa no País, tem acompanhado de perto as demandas do setor apontando evidências sobre abusos no aumento do preço de materiais de construção durante este período tão conturbado.
Esperamos que esta questão receba ‘um olhar diferenciado’ e uma posição firme das autoridades para que a normalização da oferta se estabeleça, sob risco de os aumentos serem repassados no momento de compor o valor final dos novos imóveis.

Confira a matéria publicada no Jornal VS, desta segunda-feira, dia 05 de abril, página 04, com depoimento do presidente da entidade, engenheiro Roberto Potrick, sobre o assunto.

#sinduscomvales #cbic #escassezdeinsumos #assessoriadeimprensacomproposito