Seminário de Inovação e Tecnologia da Construção com destaque na Construsul
Autoridades e entidades representativas do setor acompanharam a solenidade de abertura da 23ª Construsul – Feira Internacional da Construção, que ocorreu no dia 02 de agosto, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre. O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM Vales) apoiou a iniciativa e marcou presença, sendo representado pelo presidente, Rodrigo Weissheimer. Também prestigiou a abertura, a presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Novo Hamburgo (SINDUSCON-NH), Anelise Gehlen Luvizon, ambas entidades parceiras na organização do Seminário de Inovação e Tecnologia da Construção, que ocorreu no dia 02 de agosto.
Inovação, tecnologia e geração de negócios são os pilares norteadores da Construsul, consagrada pela geração de negócios, ativa em toda cadeia produtiva, englobando os setores de construção, acabamentos e infraestrutura. As empresas participantes integram os segmentos de argamassas, aditivos, selantes, impermeabilizantes; Iluminação e elétrica; fechaduras, ferragens, cadeados; churrasqueiras e lareiras; revestimentos, tintas, vernizes e acessórios; portas, janelas e complementos; produtos para cozinhas e banheiros; sistemas construtivos; ferramentas manuais e elétricas; máquinas e equipamentos para construção.
Promovida pela Sul Eventos Feiras Profissionais, a Construsul recebeu, no período de 02 a 05 de agosto, visitantes qualificados, após dois anos de interrupção em virtude da pandemia. Prestigiaram o evento, lojistas, construtoras, incorporadoras, empreiteiras, técnicos e trabalhadores da construção civil, engenheiros, arquitetos, decoradores, indústrias, representantes, empresas de importação e exportação, entidades, órgãos de governo, estudantes entre outros. A chancela institucional ficou por conta do apoio de entidades representativas do setor, nacionais e regionais, que realizaram eventos paralelos, entre seminários, congressos e palestras técnicas.
Segundo o diretor da promotora Sul Eventos Feiras Profissionais, Wilson Richter, a Construsul está em sintonia com o mercado. Mesmo com as dificuldades enfrentadas devido à forte elevação dos insumos, a construção segue com fôlego para crescer. “O evento é gerador de experiências positivas, visa alavancar negócios, promover o encontro entre indústria e compradores, incentivando a inovação e o conhecimento”, destaca Richter.
Para o presidente do SINDUSCOM Vales, “o evento é um local ideal para negócios, prospecção de contatos, atualização profissional, além de indicar um termômetro do mercado, que está sempre se ajustando em prol do desenvolvimento e do próprio crescimento”, enfatizou Rodrigo Weissheimer.
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – A feira contou com atividades paralelas, buscando atender o público qualificado, que prestigiou a iniciativa. Entre as opções oferecidas, o SINDUSCOM Vales e o SINDUSCON-NH realizaram no primeiro dia, o 8º Seminário de Tecnologia e Inovação da Construção Civil. O SINDUSCOM Vales, apoiador da iniciativa, esteve representado pelo vice-presidente, Ricardo Ramos e o SINDUSCON-NH, pela presidente, Anelise Gehlen Luvizon. Com uma programação variada, focada na inovação, tecnologia e geração de negócios o tradicional seminário reuniu um número expressivo de participantes de reconhecido destaque.
O evento teve início às 14h, com recepção e credenciamento, sendo a abertura oficial às 14h30min. Para a presidente Anelise, do SINDUSCON-NH, a indústria da construção é adaptável e potente em qualquer lugar do mundo. “Temos verdadeiros artesões nos canteiros de obra, que trabalham incessantemente pelo bom resultado final”, enfatiza. Desde 2013, a entidade promove o Seminário de Inovação e Tecnologia, em todas as edições da Construsul, maior feira da indústria da Construção Civil no Sul do País. “O evento traz brilhantes palestrantes e muito conteúdo de qualidade para apresentar aos profissionais, que prestigiam essa atividade”, menciona a presidente.
Para o vice-presidente do SINDUSCOM Vales, Ricardo Ramos, “é uma satisfação a cada nova edição nos unirmos para lançar uma faísca no olhar de vocês, que prestigiam este evento e que trabalham para elevar a construção para um outro patamar”, afirma Ricardo. “O nosso grupo temático, que reúne integrantes das duas entidades, está aqui bem representado, pela equipe técnica, executivos, patrocinadores e apoiadores do evento. Que todos saiam inspirados para o trabalho”, destaca.
Créditos das fotos - Carol Negreiro
Neusa Medeiros
Jornalista | Reg. Profissional nº 5.062
Assessora de Imprensa do SINDUSCOM Vales
Edição 3 Comunicação Empresarial
Nível elevado do debate marcou o 8º Seminário de Tecnologia e Inovação da Construção Civil
No dia 02 de agosto, durante a Construsul, na FIERGS, em Porto Alegre, uma programação intensa marcou o 8º Seminário de Tecnologia e Inovação da Construção Civil, que contou dois ciclos de palestras. As atividades, voltadas para um público de aproximadamente 300 pessoas, foram mediadas por Felipe Beck, sócio fundador da Beta-Hauss e CEO da Beta-Hauss Academy
O primeiro tema foi sobre a Captura de Realidade e seu papel na cadeia produtiva da Construção Civil, a cargo do palestrante Chase Olson – CBO da Smart Sky Tech Hub, com apresentação do Case Documentar e gerenciar obras com imagens em 360°, com Tales Silva – CEO, da Construct In. Segundo o palestrante, estamos vivendo o uso de modelos virtuais, administrando a captura da realidade, que se baseia no uso de ferramentas, que se aproximam do estado real de um ambiente.
Os dados Geoespaciais Multidisciplinares, ou seja, o dado geoespacial geral, por ferramentas de captura da realidade, é multidisciplinar. Todos os agentes envolvidos poderão ter acesso a esta mesma informação, mitigando riscos de falhas de projetos; minimizando impactos na execução da obra; diminuindo o tempo de aprovação de projeto junto a prefeitura e, ainda, auxiliando na medição da obra para liberação de recursos junto aos agentes financeiros. Segundo o case apresentado, já é viável construir e acompanhar uma obra de qualquer lugar do mundo. É possível gerenciar anexos e centralizar as questões da obra; criar apontamentos, relatórios e igualmente compartilhar a equipe.
Na sequência, Tecnologias para Sensoriamento em Smart Buildings, com o palestrante engenheiro Eletricista Henrique Sauer – CEO, da Renovatto Consultoria e Treinamento. O Case Estacas instrumentadas para análise de desempenho contou com os engenheiros Eduardo Frapiccini – Athivabrasil e Felipe Gobbi - FGS Geotecnia. A Activa office é um empreendimento de porte, atingindo altura significativa. A consideração de interação solo estrutura é um ganho significativo em projetos de estruturas, especialmente nas de grande porte. Sendo os palestrantes, a instrumentação é fundamental para validação das premissas de projeto, análise de desempenho e evolução dos projetos de engenharia.
SEGUNDA PARTE - O segundo ciclo de palestras seguiu às 16h30min com o tema Desburocratizando e Oportunizando Negócios na Gestão Pública: foco no cliente, a cargo da arquiteta Águeda Muniz – CEO na C. ROLIM Engenharia e Sócia-Diretora da CM Consultoria e Inteligência Corporativa. Na pauta, o Case Place - Plataformas para potencializar resultados com base em dados para o mercado imobiliário, com a arquiteta Flávia Tissot – Sócia do Grupo OSPA e Cofundadora da Plataforma PLACE.
Desburocratizar e oportunizar negócios na gestão pública, tendo como foco o cliente, apresentou detalhes que norteiam o setor. Para o setor produtivo, na construção civil, os atrasos nos processos de licenciamento geram um custo adicional de 12% (CBIC), no custo final do imóvel. Os atrasos no andamento de processos, legislações restritivas e ultrapassados, a insegurança jurídica atrapalham o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores.
Para a administração pública, a perda de arrecadação, o crescimento da cidade ‘ilegal’, em detrimento da cidade ‘legal’ traz dificuldades maiores no controle urbano ambiental. Já para o cidadão, a perda de tempo, com deslocamentos desnecessários aos diversos órgãos; a falta de crédito do poder público (destores e servidores) são fatores a serem considerados e que vêm ganhando uma atenção especial do projeto voltado a desburocratização dos negócios no setor público.
Dando continuidade, a palestra Metaverso, NFT e Cripto reinventando a construção civil, com Rodrigo de Castro – Cofundador e Advisor da Teevo S/A, SOU.cloud e Nexo Governança Corporativa. O Metaverso é um espaço virtual onde as personas físicas e digitais se unem em uma só realidade e interagem mutuamente. O Case A digitalização das transações imobiliárias teve como palestrante Andreas Blazoudakis – CEO da Netspaces.
Após as palestras, os convidados responderam perguntas encaminhadas pelo público e interagiram com os participantes do evento, esclarecendo dúvidas e propondo soluções. Para o mediador Felipe Beck, é difícil prever o futuro, mas estar preparado para entender tudo o que vira pela frente e tomar decisões rápidas e mais previsíveis certamente contribuirá para entender e alavancar melhor o setor.
O evento contou com o patrocínio master da Gerdau; patrocínio da DunDun, Ispersul e Scheid, apoio da Bennter, Cerâmica Kaspery, Estaq, Lajeadense Vidros, Pauluzzi, Tecmold, Tintas Killing e Trutec; e com o apoio especial do SESI, apoio institucional da AEA Sinos, AAI-RS, AsBEA-RS, ASAEC, CAU-RS, CBIC, Sindicer-RS e Sinduscon-RS, além da Escola de Engenharia da UFRGS, Itt Performance/Unisinos, ULBRA, Universidade LaSalle, UniRitter e Universidade Feevale.