Sinduscom Vales

Seminário ITCON apresenta palestras sobre inovação, sustentabilidade e revolução tecnológica na construção

Nesta terça-feira, dia 15 de outubro, ocorrerá a décima edição do Seminário ITCON – Inovação e Tecnologia da Construção, o maior evento técnico da construção civil do Sul do Brasil. O seminário será realizado no horário das 14h às 18h30min, no Auditório Cláudio Richter (sala 202), localizado nos pavilhões da FIERGS, em Porto Alegre/RS, integrando a programação da Feira Construsul, que ocorrerá de 15 a 18 de outubro.

A programação abordará temas fundamentais para o futuro da construção civil, com ênfase em inovação, construções offsite e soluções sustentáveis para a indústria da construção e o mercado imobiliário.

No primeiro ciclo de palestras, será discutida a transição da construção artesanal para a Indústria 4.0, abordando como a automação e a digitalização estão revolucionando o setor. Em seguida, será debatido o retrofit, que combina preservação patrimonial com modernização e mercado imobiliário nos centros históricos. Outro tema, em destaque, será execuções seguras nos empreendimentos visando atender à crescente demanda dos veículos elétricos.

No segundo ciclo, o uso da tecnologia de impressão 3D em concreto na construção civil trará novas perspectivas sobre eficiência e sustentabilidade, seguido por uma análise das construções industrializadas e inovadoras, que estão transformando o mercado ao acelerar processos e reduzir custos. A sustentabilidade também será tema central na apresentação sobre o uso de madeira engenheirada em grandes estruturas. Por fim, a construção modular será discutida como uma alternativa eficiente para atender às crescentes demandas do setor.

O Seminário contará com a apresentação do Projeto RennovaSul, que apoia a reconstrução do Rio Grande do Sul, após enchentes, e objetiva a construção de 200 casas dentro de comunidades sustentáveis, oferecendo novos lares e renovando perspectivas de vida para as famílias. Toda a venda de ingressos será revertida para o Projeto RennovaSul.

O evento, que já reuniu mais de 2.650 participantes nas edições anteriores, com um público extremamente qualificado de engenheiros, arquitetos, fornecedores, acadêmicos e empresários, se consolida como uma plataforma de troca de conhecimentos e novas ideias para a construção civil.

REALIZAÇÃO – Sinduscon-NH (Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Novo Hamburgo), Sinduscom Vales (Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo), com Apoio Especial do SENAI e Feira Construsul

Patrocínio Master: Gerdau, Massa DunDun e Sulgás

Patrocínio: Estaq Sondagens e Fundações, e Ispersul Engenharia de Impermeabilização

Apoio – Bazze PVC, Grupo Bennter, Cerâmica Kaspary, Cerâmica Soares, Estal Escoras e Andaimes, Habitasinos Urbanizadora e Incorporadora, Lajeadense Vidros, Madesandri, Mattos Elétrica, Ortobras Elevadores, Planta & Obra Construtora e Incorporadora, Tecmold Artefatos de Concretos e Torri Engenharia e Saneamento, além do apoio institucional das principais entidades do setor e universidades.

• 1º Ciclo de Palestras e Debate
  • Palestra – Construção Civil: do artesanal 2.0 à indústria 4.0
  • Walker Massa – Diretor da Cápsula Hub (Porto Alegre/RS)
  • Palestra – A Cidade do Futuro foi construída no Passado – Retrofit em Centros Históricos
  • Pedro Ichimaru – Sócio da Somauma (São Paulo/SP)
  • Palestra – Segurança nas edificações para veículos modernos com ênfase nos carros elétricos
  • Marcelo Valle – Diretor da MValleTech | Emergências Tecnológicas (São Paulo/SP)
  • Debate/Intervalo
  • 2º Ciclo de Palestras e Debate
  • Palestra – Tecnologia de impressão 3D em concreto na Construção Civil
  • Daniel Katz – Presidente do Grupo Katz e Co-Founder/Co-CEO da Cosmos 3D (Belo Horizonte/MG) e Alexander Watanabe – Head Regional do Grupo Katz & Co (Campinas/SP)
  • Palestra – A revolução da Construção Civil através das construções industrializadas e inovadoras
  • Caroline Siqueira – Vice-Presidente Comercial e Marketing do Grupo Innova Steel
  • Palestra – Estruturas de madeira engenheirada
  • Alan Dias – Sócio-Diretor da TimBau Estruturas (São Paulo/SP)
  • Palestra – Construção Modular: uma alternativa fundamental para atender as demandas de construção
  • Alexandre Soares – CEO da Visia Construção Industrializada (Ivoti/RS)

CONSTRUSUL – A feira Construsul congrega toda a cadeia produtiva, englobando os diversos setores da construção, que envolvem igualmente acabamentos e infraestrutura.

Reunir, num só espaço físico, visitantes qualificados, entre lojistas, construtoras, incorporadoras, empreiteiras, técnicos e trabalhadores da construção civil, engenheiros, arquitetos, decoradores, indústrias, representantes, empresas de importação e exportação, entidades, órgãos de governo, estudantes, além de outros segmentos, é um marco importante para a toda a rede da construção.

A geração de negócios, a partir da inovação e da atualização profissional, tem sido os pilares norteadores da Feira Internacional da Construção, que chega se superando, nesta 25ª edição, que ocorre em 2024.

Reconhecida como a maior feira do setor na região Sul e uma das maiores no Brasil e na América Latina, a Construsul realiza igualmente eventos paralelos, entre seminários, congressos e palestras técnicas. Realmente, um evento completo, que reúne mais de 300 empresas expositoras de diversos segmentos.

Acompanhar de perto os lançamentos e inovações do mercado, além de poder realizar networking, num mesmo local, traz um ganho imensurável para os expositores, fornecedores e visitantes.

OPINIÃO – A iniciativa congrega toda a cadeia produtiva e engloba os setores de construção, acabamentos e infraestrutura, numa área privilegiada.

“Para o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM Vales), a oportunidade é importante, pois acontece num momento em que a construção civil está se renovando e buscando a superação de tantos desafios climáticos, no Estado. A Construsul certamente trará novidades e tendências, com o uso de alta tecnologia, dentro dos mais modernos parâmetros de sustentabilidade”, desta o presidente Rodrigo Weissheimer.

“A participação da entidade, como apoiadora, vem somar às diversas ações, que têm sido desencadeadas pelo SINDUSCOM Vales, voltadas ao aprimoramento do segmento e incentivo às novas tendências do mercado. A feira também sinaliza novas oportunidades de desenvolvimento para o setor, possibilitando ampla visibilidade para as empresas participantes, que contribuem para o fortalecimento da construção. As diversificadas opções de negócios, num espaço democrático e inovador, propícia um contato direto com fornecedores e clientes”, enfatiza Rodrigo.

Segundo o presidente do SINDUSCOM Vales, “estamos confiantes que essa feira será mais um momento importante para alavancarmos ideias e iniciativas, promovendo o necessário desenvolvimento da região, multiplicando espaços para projetos executáveis, visando o crescimento sustentável de um Estado, que tem urgência em superar os seus desafios e retomar o progresso. Parabéns aos organizadores e muito sucesso aos participantes e visitantes, sedentos por novidades! “, conclui Rodrigo.

IMPORTANTE

Para participar do evento, é necessário realizar o credenciamento para a Feira Construsul, que pode ser feito antecipadamente pelo site: https://www.feiraconstrusul.com.br/

Fonte – Sinduscon NH – Sinduscom Vales