Sinduscom Vales

Aula inaugural no curso Mestre de Obras

 Teve início, nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo (SINDUSCOM Vales), em parceria com o SENAI. O respectivo curso é gratuito e seguirá até dezembro, com aulas diárias, no horário das 18h30min às 22h30min, no Centro de Formação Profissional SENAI Lindolfo Collor, em São Leopoldo.

          Ao recepcionar os alunos, a coordenadora Pedagógica do SENAI, Cíntia Momberger Haubert destacou o quanto a entidade fica feliz pela confiança depositada na instituição. “Desejamos um ótimo curso para todos e que a oportunidade, de estarem agregando conhecimento e investindo numa carreira, seja recompensada por muitas realizações”.

          Para o professor na entidade, há 15 anos, Carlos Guilherme Hegele, a expectativa é grande para qualificar os 20 alunos inscritos, pois a construção civil está carente de mão de obra com boa formação. “Nesta 13ª edição do curso, constatamos que muitos ex-alunos estão trabalhando na área, desenvolvendo as suas funções, com um bom salário inicial. O mercado está aquecido e esperamos, que ao final do curso, os alunos já sejam contratados”. Segundo Carlos, “a dinâmica incluiu aulas práticas e teóricas, voltadas também para a gestão de pessoas, com conteúdo sobre logística. Estas atividades ficarão a cargo da professora Patrícia Meneguzzo Gregoletto, quando serão evidenciadas as competências transversais na área de gestão de pessoas”, afirma.

          “Teremos visitas técnicas aos sábados, e contaremos também com a presença de parceiros para apresentar as tecnologias mais utilizadas no mercado. Alguns ex-alunos estarão presentes trazendo depoimentos da respectiva atuação. Esperamos que todos se empenhem para que ao final do curso possam concluir com capacidade técnica e de gestão, e assim ingressar no mercado de trabalho, bem-preparados”, registra o professor.

           A aluna Solange Magali Araújo de Fraga, 56 anos, que trabalha na construção civil há 10 anos, deseja participar do curso em busca de mais conhecimento. “Não trabalho diretamente na obra, mas desejo aprender mais, estar preparada para novos desafios profissionais e crescer na carreira, como mestre de obras”, destaca.

         PROGRAMAÇÃO – A atividade, que totaliza 300 horas/aula, é uma oportunidade para os interessados, no segmento da construção civil, obterem mais qualificação técnica e conhecimento sobre a área, acompanhando as tendências e novidades do setor.

         Ocurso Mestre de Obras objetiva preparar para participar do planejamento e acompanhar o desenvolvimento das fases da obra; planejar, constituir e monitorar os grupos de trabalho; atuar no acompanhamento dos cronogramas de execução da obra; além de planejar previsões e provisões de materiais; supervisionar a operação e manutenção de instrumentos, ferramentas e máquinas; bem como gerenciar as atividades com qualidade e produtividade, mantendo atualizados os registros da execução da obra.

       A programação inclui Habilidades básicas, Administração de recursos humanos, Administração do trabalho, Desenho técnico, Topografia, Leitura e interpretação de projetos, Materiais de construção, Planejamento de obra e orçamento, bem como Técnicas de execução, além de vistas técnicas em obras da região e palestras com a presença de fornecedores de materiais de construção.

        Mais informações, sobre outras oportunidades de curso, poderão ser obtidas pelo fone (51) 3590-7740 ou através do e-mail relacionamento2@sinduscom.org.br.

Neusa Medeiros
Jornalista – Reg. Profissional nº 5.062
Assessora de Imprensa do SINDUSCOM Vales

Edição 3 – Comunicação Empresarial Ltda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *