MISSÃO EMPRESARIAL – EDIÇÃO SÃO PAULO
O projeto Indústria da Construção Mais Forte e Resiliente, assinado pelo SINDUSCOM VALES, com o apoio da FIERGS, está oportunizando uma imersão em diferentes locais, em São Paulo. A missão empresarial, nesta semana, apresenta as melhores práticas para mitigar os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul, a partir da implementação de técnicas inovadoras.
Participam cerca de 20 pessoas, entre eles, diretores e gestores de empresas construtoras, incorporadoras, projetistas e contratantes, incluindo profissionais de Engenharia e Arquitetura, além de áreas correlatas.
Os participantes estão circulando por empreendimentos emblemáticos, com soluções de eficiência energética, uso racional da água e muitos outros princípios de sustentabilidade. Entre eles, o histórico Edifício Martinelli; um complexo que é exemplo de urbanismo sustentável, com ênfase em soluções integradas de drenagem urbana, áreas verdes e eficiência energética; e uma torre residencial em obra, que incorpora soluções de eficiência energética, uso de materiais sustentáveis e alta tecnologia.
O grupo também visitou um parque urbano projetado para promover a resiliência climática na cidade, com soluções de drenagem sustentável como jardins de chuva e lagoas para retenção de águas pluviais. Na agenda, visita, igualmente, em edifícios corporativos; além de empreendimentos que são referência em sustentabilidade no cenário imobiliário do País.
Segundo o presidente da entidade, engenheiro Ricardo Ramos, que também integra o grupo, este projeto visa não apenas preparar os participantes para os desafios atuais, mas também inspirá-los a liderar a mudança em suas comunidades e no mercado da construção civil promovendo uma troca contínua de experiências e conhecimentos.
WORKSHOP INTENSIVO Construção Sustentável – Inovação e Resiliência – Antecedendo a experiência da missão empresarial paulista, ocorreu, na sede do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo (SINDUSCOM Vales), no Centro das Indústrias, um workshop intensivo de oito horas, nos dias 18 e 19 de março. O objetivo foi sensibilizar e capacitar profissionais do setor, promovendo o compartilhamento de boas práticas, através de estudos de caso.
Na oportunidade, a palestrante Luiza Junqueira, especialista em temas essenciais, como as técnicas de construção sustentável e os conceitos de sustentabilidade e ESG, abordou sobre os impactos da construção civil no mercado imobiliário, além de um panorama da realidade brasileira, incluindo histórico e tendências.
Luiza é sócia e cofundadora da Straub Junqueira, uma referência em consultoria para certificações de sustentabilidade e saúde, atuando como palestrante compartilhando, também, a sua expertise como professora em cursos de pós-graduação.
ENIC 100 – Na sequência da missão empresarial à São Paulo, os participantes estarão presentes no ENIC 100, maior evento da construção do País, para debater o futuro habitacional no Brasil. O Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC), em parceria com a Feira Internacional da Construção Civil e Arquitetura (Feicon), iniciou nesta terça-feira, dia 08 de abril, no São Paulo Expo, e segue até sexta-feira, dia 11 de abril.
Organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), esta centésima edição do ENIC contará com mais de 200 horas de debates, com cerca de 120 painéis diferentes sobre as principais tendências e desafios do mercado e reunirá uma série de autoridades do governo e players do setor da construção.
Neusa Medeiros
Jornalista | Reg. Profissional nº 5.062
Assessora de Imprensa do SINDUSCOM Vales
Edição 3 Comunicação Empresarial





