O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo (SINDUSCOM Vales) esteve presente no 2º Congresso Sindical da Indústria, realizado pela FIERGS, por meio da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind), entre 30 de outubro e 1º de novembro, em Restinga Seca. Na ocasião, foi representado pelo presidente Rodrigo Weissheimer, e pelas integrantes da secretaria executiva, Keila Cardoso e Emily Russel.
Momentos de troca de ideias, conhecimento e insights sobre o futuro da FIERGS, das indústrias e dos sindicatos industriais gaúchos foram a tônica no evento, que contou também com a solidariedade. Em uma das atividades do congresso, representantes de sindicatos industriais e demais participantes foram surpreendidos com uma dinâmica especial. Divididos em equipes, receberam o desafio de montar bicicletas completas em conjunto.
Quarenta crianças do contraturno escolar do SESI, de Santa Maria, presentes no congresso, foram presenteadas com as bicicletas montadas pelos participantes. Para muitos desses estudantes, ganhar uma bicicleta era a realização de um grande sonho. “É exatamente o que queremos fazer nesses três anos à frente da FIERGS. Que os sindicatos participem conosco, da nossa gestão, os nossos sindicatos e diretores têm voz, são muito importantes em uma entidade tão grande como a nossa”, declarou o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier.
Para o presidente do SINDUSCOM Vales, a iniciativa possibilitou aos participantes um repensar sobre o papel das entidades e a contribuição efetiva junto às empresas associadas e filiadas, dos diferentes segmentos. “Um momento para fortalecer as conexões e impulsionar as vocações industriais, trazendo as boas práticas para o crescimento dos segmentos”, destaca Rodrigo.
CENÁRIO SINDICAL – A abertura do evento, na noite de quarta-feira, teve a fala do vice-presidente executivo da CNI e ex-presidente do Sistema FIERGS, Gilberto Porcello Petry, que relembrou a edição anterior do Congresso e projetou importantes debates para a versão de 2024. Já a palestra inicial foi da superintendente de Relações do Trabalho da CNI, Sylvia Lorena, que abordou o tema Cenário Sindical e Desafios em 2024, com intermediação do diretor do CIERGS e coordenador do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab) da FIERGS, Guilherme Scozziero.
Sylvia informou que há quase 17 mil sindicatos no Brasil, entre patronais e de trabalhadores. Na média, são mais de três entidades por município no País. “Atualmente, a maior oportunidade, que não deixa de ser um desafio para o elevado número de sindicatos no Brasil, é o fortalecimento, ou seja, promover a aproximação com as indústrias das categorias que representam, para que possam compreender suas demandas, fazer a defesa de interesse, representação, buscando uma indústria mais competitiva e o crescimento do País. O desafio é entender e oferecer aquilo que efetivamente a indústria representada precisa”, sugere Sylvia.
FIERGS DO FUTURO – Entre tantas atividades, ocorreu a oficina FIERGS do Futuro, que teve como objetivo elaborar o planejamento estratégico da entidade de forma coletiva, com a contribuição dos sindicatos industriais. O CEO do Sistema FIERGS, Paulo Herrmann, conduziu a abertura da oficina e destacou que o objetivo é elaborar um planejamento que contemple os quatro pilares: competitividade, inovação, retenção de talentos e reconstrução das indústrias.
Fonte – FIERGS – UNISIND
Neusa Medeiros
Jornalista | Reg. Profissional nº 5.062
Assessora de Imprensa do SINDUSCOM Vales
Edição 3 Comunicação Empresarial