Sinduscom Vales

Grupo Sinos apresenta projetos em comemoração ao bicentenário da imigração alemã

Um encontro marcado pela música, dança e comidas típicas marcou o lançamento do projeto em comemoração ao bicentenário da imigração alemã. A campanha 200 dias, 200 anos, uma iniciativa da empresa de comunicação Grupo Sinos, foi apresentada num espaço da Biblioteca da Unisinos.

Na ocasião, estiveram reunidas lideranças empresariais, autoridades e representantes de classe, para saudar a celebração da cultura alemã e da sua marca na região. A diretoria do SINDUSCOM Vales esteve representada pela assessora de imprensa da entidade, jornalista Neusa Medeiros.

Segundo o presidente da diretoria Executiva do Grupo Sinos, Fernando Gusmão, o projeto considerou os 200 dias, que antecedem o 25 de julho de 2024, data em será comemorado os 200 anos da chegada dos 39 imigrantes às margens do Rio dos Sinos. A campanha terá início no dia 08 de janeiro de 2024, quando todas as ações estarão voltadas para a contagem regressiva em função do bicentenário.

PROGRAMAÇÃO – O projeto 200 dias, 200 anos contempla 11 iniciativas pensadas para integrar a comunidade nos festejos. Além de um documentário especial, que mostra a força e a coragem dos imigrantes e seus descendentes, haverá concerto no Teatro Feevale; publicação de 200 vídeos em formato de reels, com curiosidades sobre a imigração; sete fascículos com os fatos marcantes desses dois séculos; temporada de podcast sobre a imigração; caderno especial sobre os 200 anos; além do retorno do festival gastronômico Chefs Gourmet.

Presente ao evento, o cônsul da Alemanha, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, Marc Bogdahn, destacou o vínculo do povo gaúcho com os alemães. “Aqui, se vê ainda mais a intensidade dessa relação. Fico impressionado com o número de pessoas que ainda falam alemão – e falam um bom alemão”, destacou. O cônsul fez questão de frisar, também, que o Brasil é o único parceiro estratégico da Alemanha na América Latina. “Ver ações como essa, do Grupo Sinos, é uma imensa honra, de celebrar esse vínculo tão especial entre Brasil e Alemanha, conclui.

Parabéns pela iniciativa deste significativo evento. Que venham as comemorações, pois serão muito bem-vindas!

Neusa Medeiros
Jornalista | Reg. Profissional nº 5.062