Sinduscom Vales

Plano Local de Ação Climática Apresentado no SINDUSCOM Vales

Um Coffee Break reuniu associados e filiados, na sede do SINDUSCOM Vales, junto ao Centro das Indústrias, em São Leopoldo, no dia 24 de maio. Na pauta, o Plano Local de Ação Climática. O presidente da entidade, engenheiro Rodrigo Weissheimer, na sua saudação, reforçou a importância do acompanhamento das ações, realizadas pelo município, que impactam na vida dos cidadãos, visando igualmente uma cidade mais inclusiva e sustentável.

O encontro contou com a presença do engenheiro mecânico, Everson Jardel; e do responsável técnico da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental, Matheus Dias, ambos da secretaria municipal do Meio Ambiente (Semmam), além de outros integrantes da equipe, para a apresentação do Plano Local de Ação Climática e suas iniciativas, com destaque para o IPTU Vale. A elaboração do Plano Local de Ação Climática visa responder o Inventário de emissões climáticas e, posteriormente, procurar atuar para neutralizar a emissão de carbono. Onde ocorrem as emissões? Através de resíduos, transportes, energia, agricultura, florestas e outros usos do solo, processos e produtos industriais, registra Everson.

AÇÕES EM MOVIMENTO – Algumas medidas já estão sendo tomadas, assegura Everson, com relação, por exemplo, a substituição da iluminação pública; a usina fotovoltaica e a arborização urbana. O plano completo reúne cerca de 50 ações. Outra medida, é trabalhar a tarifa zero para o transporte público, tornando essa opção mais utilizada pela população.

Outra ação diz respeito a ampliação da reciclagem de materiais da coleta domiciliar, assim como a meta de universalizar o sistema de tratamento de esgoto. Também estão nos projetos, a implementação do programa do Barco Escola, aproximando o rio da cidade; e a implementação do Tributo Verde.

O Tributo Verde incentiva ações e práticas sustentáveis, com descontos em tarifas como IPTU; construções sustentáveis; reciclagem; preservação de áreas com cobertura vegetal; uso de bicicletas; aproveitamento de água de chuva; energia solar; e sistemas individuais de tratamento de esgoto. O respectivo projeto busca o fomento de medidas que preservem, conservem, protejam e recuperem o meio ambiente, visando à mitigação das mudanças climáticas; como contrapartida, a concessão de incentivos tributários municipais ao contribuinte.

A elaboração do respectivo projeto contou com a participação de todas as secretarias municipais. Segundo Matheus, já está, na agenda da Semmam, a apresentação do Plano Local de Ação Climática em diferentes frentes, objetivando colher as contribuições ao conjunto de iniciativas já propostas, visando igualmente sensibilizar a sociedade frente às mudanças climáticas.

Neusa Medeiros
Jornalista | Reg. Profissional nº 5.062
Assessora de Imprensa do SINDUSCOM Vales
Edição 3 Comunicação Empresarial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *