Reunião On-line sobre dúvidas trabalhistas relacionadas ao atual momento de calamidade pública no Estado

O SINDUSCOM Vales realizou nesta segunda-feira, dia 03 de junho, uma Reunião On-line, tendo como pauta o esclarecimento de dúvidas trabalhistas relacionadas ao atual momento de calamidade pública no Rio Grande do Sul.

A situação extrema em decorrência dos eventos climáticos ocasionados pelas chuvas intensas, tem dificultado e até impedido deslocamentos, além de terem acarretado significativas perdas materiais e humanas. A advogada Gisele Garcez, assessora Jurídica da entidade prestou diversos esclarecimentos às empresas, orientando sobre ações para a retomada da rotina de trabalho.

Segundo a advogada, é necessário, neste momento, bom senso, para administrar e minimizar os efeitos da atual situação. “As empresas poderão utilizar o sistema de compensação denominado de banco de horas, conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho; alongamento do período de feriados; antecipação de férias individuais ou coletivas, analisando cautelosamente as particularidades de cada empresa”.

Neusa Medeiros
Jornalista | Reg. Profissional nº 5.062