Sinduscom Vales

Seminário de Inovação e Tecnologia da Construção reúne especialistas e grande público

Cidades que Queremos Construir para o Futuro foi o tema do 9º Seminário de Inovação e Tecnologia da Construção, que contou com mais de 350 participantes e destacados especialistas, que compartilharam seus conhecimentos e experiências.

Numa realização do SINDUSCOM Vales, SINDUSCON-NH e Associação de Arquitetos e Engenheiros Civis de Novo Hamburgo (ASAEC), o evento, que anualmente integra a programação oficial da feira Construsul, ocorreu no dia 1º de agosto, nos pavilhões da FIERGS, em Porto Alegre/RS.

O SINDUSCOM Vales, representado pelo presidente, Rodrigo Weissheimer; vice, Ricardo Ramos, e demais diretores da entidade, juntamente com a presidente do SINDUSCON-NH, Anelise Gehlen Luvizon, recepcionaram os profissionais presentes de diferentes estados.

Ao longo das últimas oito edições, o seminário reuniu mais de 2.300 participantes, entre profissionais e empresários da cadeia da construção civil, engenheiros, arquitetos, fornecedores, acadêmicos e professores. Esse número reflete a relevância do segmento no País.

Segundo o IBGE, o PIB da Construção Civil cresceu 6,9%, em 2022, enquanto o PIB do Brasil cresceu 2,9% no período. O setor foi responsável por 10% dos empregos formais no ano passado, totalizando 194.444 novos postos de trabalho. E a cadeia completa da construção emprega 7,4 milhões de trabalhadores, de acordo com o PNAD, sendo uma das mais relevantes para a economia nacional.

DEPOIMENTOS – Para a presidente do SINDUSCON-NH, o setor da construção se caracteriza pela resiliência e pela adaptabilidade aos mais diversos cenários, por mais desafiadores que eles sejam, como foi o caso da pandemia. Para Anelise, o seminário oportuniza uma grande imersão em diversos temas relevantes ao segmento, como processos, controle de canteiro de obras, mercadorias, produtos, tecnologia e desburocratização. “O mote central do evento tratou do impacto urbano positivo no futuro das cidades, com apresentação de cases e palestras de empresas de referência, para um público ávido e motivado”. A dirigente também ressalta que o encontro se configura como uma oportunidade ímpar de networking, uma vez que reúne boa parte da inteligência setorial. “É um evento inspirador, que traz conteúdos técnicos, focados na busca de alternativas e soluções para o mercado”.

Segundo o vice-presidente do SINDUSCOM Vales, Ricardo, o seminário reuniu palestrantes extraordinários, que falaram de aspectos relevantes, de cidades vivas, abordando pontos importantes de uma engenharia responsiva e inclusiva, que visa beneficiar toda a sociedade. “É o momento de pensar e repensar as práticas realizadas até aqui; rever métodos e ajustar caminhos, que contribuam para essa transformação em direção as cidades que queremos construir para o futuro”, destaca.

Em diferentes momentos, foi enfatizado que o volume e a velocidade de dados produzidos cotidianamente permitem uma gestão urbana em tempo real, de forma mais eficaz e tendo o usuário como protagonista. O mercado, ao longo dos anos, vem passando por transformações rápidas, através de tecnologias de visão computacional, inteligência artificial e machine learning. Cabe aos profissionais ficarem atentos e se adaptarem a essas mudanças, contribuindo assim para alavancar negócios, promover e incentivar a inovação e o conhecimento, em prol da população, que viverá nas cidades do futuro.

APOIADORES – Maior evento da construção civil da Região Sul do Brasil, o Seminário da Construção contou com o apoio especial do SENAI e da Construsul; patrocínio Master do CREA-RS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul) e Massa DunDun, patrocínio da Lajeadense Vidros e Apoio de Bennter, Cerâmica Kaspary, Esquadrias Scheid, Estaq Sondagens e Fundações, Ispersul Engenharia de Impermeabilização, Schüco do Brasil, Tecmold e Torri Engenharia e Saneamento.

Ainda teve o apoio institucional das entidades do setor e universidades: AAI Brasil/RS (Associação de Arquitetos de Interiores do Estado do RS), AEA Sinos (Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Sinos), AsBEA-RS (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), CAU/RS (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS), Sindicer/RS (Sindicatodas Indústrias de Olaria e de Cerâmica para Construção no Estado do RS) e Sinduscon-RS (Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul), além da Escola de Engenharia da UFRGS, itt Performance (Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil) da Unisinos, Ulbra, Universidade LaSalle, UniRitter e Universidade Feevale.

PROGRAMA


– Tema Central: Cidades que Queremos Construir para o Futuro
– Moderador: Dr. Adriano Paranaíba

14h –Recepção e Credenciamento

14h30min –Abertura Oficial

14h45min –1º Ciclo de Palestras e Debate

– Palestrante – Ricardo Gomes – Vice-prefeito de Porto Alegre

– Palestra Cidades Responsivas: o Usuário como Protagonista, com Luciana Marson Fonseca, Diretora e Fundadora do Instituto Cidades Responsivas

– Palestra Cidade Matarazzo – Desafios da Concepção, Projeto e Execução, com Mauricio Linn Bianchi, Diretor Técnico da Ideazarvos Incorporadora

– Palestra IA na Construção Civil, da Segurança dos Trabalhadores à Qualidade Operacional, com Carlos Henrique Bischoff, Gerente Comercial da Pix Force

– Palestra/ Case – Tecnologias e inovações para edifícios altos – Case Boreal Tower (240m), com Camila Gosenheimer, Gerente de inovação da FG Empreeendimentos

– Debate

– Intervalo

16h20min – 2º Ciclo de Palestras e Debates

– Palestra A Multidisciplinaridade das Cidades, com Prof. Dr. Adriano Paranaíba, Diretor do Instituto Mises Brasil

– Palestra – Como pequenas incorporações podem ajudar a transformar nossas cidades, com Rafael Fiorotto, sócio- fundador da TICO Incorporadora

– Palestra/ Case – Desafios e Oportunidades: Como a Inteligência Artificial Impacta a Gestão de Projetos, com Cícero Sallaberry, Sócio Fundador da Construflow

– Palestra Como o urbanismo impacta a liberdade, com Ricardo Birmann, CEO da Cidade Urbitá

– Debate

18h15 – Encerramento

O SINDUSCOM Vales apoia a feira Construsul, que segue até o dia 04 de agosto, na FIERGS, e que aponta novidades e sinaliza expectativas para o setor. O aprimoramento do segmento e a merecida visibilidade, para as empresas expositoras, contribuem para consolidar novamente a iniciativa, como referência em inovação, destaca o presidente Rodrigo Weissheimer. “O mercado segue receptivo, em busca de produtos de alta tecnologia, produzidos dentro dos mais modernos parâmetros de sustentabilidade, com compromisso social e ecológico”, afirma.

Estamos num momento de transformação. Conhecendo mais seremos assertivos nas decisões, ampliando as possibilidades de gerar melhorias nos negócios.

Neusa Medeiros
Jornalista | Reg. Profissional nº 5.062

Assessora de Imprensa do SINDUSCOM Vales
Edição 3 Comunicação Empresarial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *