SINDUSCOM Vales completa 57 anos de história

A construção civil é um importante canal de crescimento, para o País, criando condições para um grau de desenvolvimento importante, para as diferentes regiões. A excelência da Engenharia Civil, através da complexidade de importantes obras, impulsiona o avanço das cidades e contribui para a realização do sonho de tantos cidadãos, que almejam a casa própria.

Atento a esse contexto, em 1967, ganhou vida o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM Vales), que comemora, neste mês, 57 anos de forte atuação na região.

A história do SINDUSCOM Vales foi constituída a partir da Associação Profissional da Indústria da Construção Civil de São Leopoldo, sendo reconhecido como Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Leopoldo, em 12 de janeiro de 1967, tendo estendido sua representação, e passado a denominar-se Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo, em 29 de junho de 1988.

É associada à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), vinculada institucionalmente ao sistema Confederação Nacional das Indústrias (CNI), por meio da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Mantém parcerias com o SEBRAE, SENAI, SESI, Unisinos e Conselho Superior da Construção Civil do Rio Grande do Sul.

A sua base territorial abrange 20 municípios, são eles: Araricá, Bom Princípio, Campo Bom, Capela de Santana, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Portão, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, Sapiranga, Sapucaia do Sul, São José do Hortência, São Leopoldo, São Sebastião do Caí e São Vendelino.

Representar, interagir e transformar são ações, que têm norteado o planejamento estratégico dessa entidade, que atua fortemente nos segmentos da construção e do mobiliário. As conquistas foram possíveis graças ao empenho e a dedicação de diretorias atuantes, que estiveram lideradas por profissionais altamente comprometidos com o propósito da entidade.

Fazem parte dessa história, os seguintes ex-presidentes: Antônio Teixeira de Souza, Hugo Affonso Karrer, Guilherme João Koch, Mario Timm, Cícero Romeu Eckert,

• Sílvio René Goettert, Ricardo Heurich, Hugo Scipião Ferreira Junior, Julio Cezar Steffen,
    • José Antonio Weissheimer, Rogério Haisser Correa e Roberto Luís Potrick, sendo que alguns exerceram a função por mais de uma gestão.

DIRETORIA ATUAL – A gestão 2022-2024, do SINDUSCOM Vales,está sob a presidênciadoengenheiro Rodrigo Weissheimer e do vice, engenheiro Ricardo Ramos. Entre as metas de trabalho, aproximar o associado da entidade, ampliando os serviços disponíveis e fortalecendo o sindicato.

Entre as atividades da atual diretoria, estão a ampliação da visibilidade da entidade junto às empresas e a comunidade, bem como um maior engajamento das ações previstas, entre elas a realização de cursos em parceria com o SENAI; Encontros dos Associadas, que sempre movimentam o segmento; parcerias estratégicas em benefício das empresas, bem como palestras e orientações jurídicas.

A diretoria também segue com representações externas e institucionais, que estão presentes junto a FIERGS; CBIC e comissões; Conselho Estadual da Construção; conselhos SESI e SENAI, além das negociações coletivas realizadas em conjunto com as seis bases.

A atua diretoria está composta pelos seguintes profissionais:

PRESIDENTE – Rodrigo Weisshemer; VICE-PRESIDENTE – Ricardo de Araújo Ramos; DIRETORA TESOUREIRA – Priscila Goettert; DIRETOR – Eduardo Oliva; DIRETOR – Vinicius Boufleur; DIRETOR – Gustavo Heurich; DIRETORA – Vivian Northfleet; DIRETOR – Roberto L. Potrick; DIRETOR – Luciano Reis; DIRETORA – Patricia Guidali; DIRETOR – Matheus Richard Haubert; DIRETOR – Tales Tonato; DIRETOR – Breno Scherer; DIRETOR – Francisco Luis Vanni.

CONSELHO FISCAL – TITULARES – Rodrigo B da Silva, Rogério H. Correa e José Antônio Weissheimer

CONSELHO FISCAL – SUPLENTES – Rejane Manzone Bravo; Cassio Pontalti Drehmer e Alexandre Oderich

REPRESENTANTES JUNTO A FIERGS

TITULARES – Rodrigo C. K. Weissheimer e Ricardo Ramos

SUPLENTES -Matheus Richard Haubert e Priscila Goettert

A sede do SINDUSCOM Vales está localizada no Centro das Indústrias, rua José Bonifácio, nº 204, 7º andar, no Centro, em São Leopoldo. Para conhecer mais sobre a entidade e as empresas associadas visite o site www.sinduscom.com.br. Informações complementares poderão ser obtidas pelo telefone 3590-7740.

Foto/ arte – CBIC

Jornalista – Reg. Profissional nº 5.062

Edição 3 – Comunicação Empresarial Ltda.