Sinduscom Vales

SINDUSCOM Vales marca presença no 96º ENIC que encerrou nesta sexta-feira, em São Paulo

A FEICON, maior feira de construção da América Latina, que teve início dia 11 deste mês, encerra nesta sexta-feira, dia 14, no São Paulo Expo. De forma inédita, o 96º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) participou da feira promovendo mais de 50 painéis de debates e oficinas nos quatro dias de evento.

O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM Vales) marcou presença no evento. Participaram, representando a entidade: presidente, Rodrigo Weissheimer; vice-presidente, Ricardo Ramos; ex-presidente, Roberto Potrick; diretora Financeira e de Patrimônio, Priscila Goettert; diretores Patrícia Guidali, Gustavo Heurich e Tales Tonatto; empresário Eliézer Brazil; e Keila Cardoso, da equipe administrativa.

Durante a abertura da FEICON, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, apontou alguns dados da construção e afirmou que é preciso o setor voltar a “ser o que já foi”. Embora tenha crescido nos últimos anos, a construção precisará de nove anos para retomar o pico de atividade verificado em 2013 e 2014.

“Se mantivermos o crescimento em 1,8% ou 2% nos próximos anos, só em 2032 voltaremos a ser o que nós já fomos em 2013 e 2014″, destacou Martins. Ele afirmou que é preciso a união do setor para vencer os desafios de crescimento. “É para isso que a gente trabalha da hora que amanhece até a hora que anoitece”, completou.

Sobre os desafios, o presidente da CBIC ainda afirmou que é preciso ser resiliente. “Se falou em resiliência, e ser resiliente é caminhar sem medo. E acho que esse evento representa isso, a parceria deste ano com a FEICON veio exatamente nesse aspecto, pois buscamos trazer o complemento, queremos acrescentar, que é a parte de conteúdo”, afirmou.

O ENIC realizou painéis e oficinas sobre tendências e inovações do setor, destacando temas como tecnologia, responsabilidade social, produtividade, sustentabilidade e infraestrutura.
O 96º ENIC foi uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a parceria da FEICON; o apoio do SESI e do SENAI; contando com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, SEBRAE, Mútua, Zigurat, Totvs, Mais Controle, CV, Sienge, Orçafascio, Kone, PhD Engenharia, Alto QI, Acate, Brain e Ingevity.

Fonte: CBIC

Neusa Medeiros